Economia

Queda no consumo das famílias coloca economia em alerta em dia de PIB e prorrogação do Auxílio Emergencial

O governo federal anunciou a prorrogação do auxílio emergencial, com o valor de R$300,00, até o final do ano. Hoje também foi liberado o saque em dinheiro do auxílio depositado para aqueles que nasceram no mês de setembro.

O PIB foi como esperado por analistas. Uma queda de 9,7% em relação ao primeiro trimestre e quase 11% em relação ao mesmo período do ano passado. Mas o ponto que desperta mais atenção é a queda brusca no consumo das famílias, de 12,5%.

O consumo das famílias sustenta 65% do PIB brasileiro. Se as famílias não consumirem, o setor privado diminui os investimentos e a previsão de crescimento futuro e o país entra em um ciclo de desconfiança.

Segundo Rebeca Palis, do IBGE,  “o consumo das famílias não caiu mais porque tivemos programas de apoio financeiro do governo. Isso injetou liquidez na economia. Também houve um crescimento do crédito voltado às pessoas físicas, que compensou um pouco os efeitos negativos”. Porém, o auxílio emergencial que disponibiliza recursos diretos para movimentar a economia, sem a aquisição de dívidas, só vai até o fim do ano.

A capacidade de endividamento das famílias também está elevada. Segundo pesquisa da CNC – Confederação Nacional do Comércio, 67,1% em junho. Esse nível de endividamento é o maior desde o início da pesquisa mensal em 2010.

O número de famílias que declara que não conseguirá pagar suas dívidas também alcançou o maior índice desde o início da pesquisa, com 11,6%.

Uma alternativa ao consumo das famílias é o consumo do governo, que no período avaliado recuou 8,8%, segundo o IBGE. Mas o governo já avisou que não há espaço para aumentar gastos.

Categorias:Economia

Marcado como:, , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s