educação

Belo Horizonte define o dia 28 de fevereiro de 2021 para término do ano letivo de alunos do nono ano ou estejam migrando para outras redes

A intenção é determinar a conclusão do ano letivo para os alunos do 9ºano, que sairão da rede municipal neste ano. No caso desses alunos será adotado o ensino remoto com atividades e orientação dos alunos pelos professores visando a conclusão do processo de aprendizagem. O prazo final será o dia 28 de fevereiro de 2021.

Para alunos de outros anos, que poderão continuar na rede, a prefeitura indicou que pode haver ampliação de prazo e adequação de currículos, no modelo 2 anos em 1, para que os alunos concluam os estudos da melhor maneira.

A secretária de educação de Belo Horizonte, Ângela Dalben, disse que a portaria deve-se à necessidade de formalizar a existência do ano letivo excepcional. “Temos alunos que continuarão seus estudos na rede estadual, como aqueles que saem do nono ano e vão para o médio. Nós precisávamos formalizar este regime especial para garantir que em fevereiro, às vésperas do início do ano no Estado, estes alunos estejam certificados. Criamos esta portaria e nos comprometemos com esses alunos para garantir um percurso sem perdas”, afirmou.

Para UMEIS e outros anos, a secretária disse que não há perspectivas de reabertura.

“A maior preocupação é não permitir que a desigualdade social afete o direito de aprendizagem. Alguns alunos terão acesso ao conteúdo por uma plataforma digital, outros pelo WhatsApp e outros através de livros didáticos e materiais impressos. Aqueles, por exemplo, que receberão o material em casa, receberão ainda um selo para conseguir enviá-lo de volta à escola”, disse a secretária.

Portfólio de atividades para avaliação

A portaria que determinou as regras da volta às aulas determina que caberá às escolas estabelecer os contatos não presenciais com pais ou responsáveis de forma a apresentar as orientações sobre o Regime Especial de Atividades e ao acompanhamento da vida escolar dos estudantes.

A portaria prevê a criação de um Portfólio Escolar Anual para acompanhar as atividades dos alunos. As atividades deverão ser programadas semanalmente com prazo de entrega para que os alunos possam ser avaliados.

O governo do Estado também criou um procedimento de ensino à distância, através dos PET – Plano de Estudos Tutorados através dos quais os alunos recebem por meio remoto orientações e atividades que deverão ser avaliados pelos professores. Contudo, no caso da rede estadual, ainda não há determinação de prazos comuns ou quando acontecerá esta avaliação.

1 resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s