Manter a UPA Sede aberta e realizando o atendimento de urgência e emergência. Essa foi a linha adotada pelos vereadores em suas participações na reunião plenária da Câmara.
Os vereadores Alex Chiodi (SD) e Rubens Campos (PSB) iniciaram os debates em tom de crítica às ações e condução da situação por parte da Prefeitura. Segundo os parlamentares, a hipótese de fechamento da unidade de saúde não se justifica e prejudicaria muito a população da região central de cidade. Segundo eles, são mais de cem bairros atendidos pela unidade e que o fechamento da unidade seria um absurdo.
Segundo Alex Chiodi, a população compreendeu a urgência da pandemia de Covid-19 e aceitou que a unidade tivesse sua atividade desviada para suprir as necessidades do momento. Mas que o interrompimento permanente das atividades na UPA é um absurdo inaceitável.
Para Chiodi, a transformação da unidade em suporte ao Hospital Municipal, conforme nota da prefeitura, é uma contradição. “Para isso teria até que mudar de nome e deixar de receber recursos que são enviados para manter esse espaço de atendimento aberto à população”, disse. O vereador lembrou que a unidade é uma UPA, ou seja, uma Unidade de Pronto-Atendimento, e não pode ser descaracterizada.
Rubens Campos que também apresentou requerimento para esclarecimentos e manutenção da UPA Sede, testemunhou dizendo que já utilizou os serviços da unidade e que não se pode permitir que um equipamento tão importante seja fechado para a população.
Para os vereadores, as necessidades específicas da pandemia de Covid devem ser supridas com o uso do hospital de campanha montado no Hospital Santa Helena. Para o restante de Contagem necessita de leitos e atendimento especializad, e o fechamento da UPA só prejudicaria a saúde no município.
Insistência em fechar a UPA
Vários vereadores questionaram a insistência de alguns governos em fechar a UPA da Sede e pediram esclarecimentos para esta situação. Alguns lembraram que o governo municipal tem como projeto a criação de mais UPAs na cidade e que nada justifica abrir novas unidades e fechar as antigas.
Base fraca
O vereador Wellington Ortopedista disse que não tem como defender a forma como o governo tratou a situação. Para ele faltou clareza no processo. Para ele, o governo tinha que ter mais diálogo e transparência nesse processo. O vereador ainda disse que, se a unidade fosse fechada, “não acredita em um retorno depois da pandemia”, como foi prometido pela prefeitura.
Categorias:Contagem