Contagem

UPA Sede é pauta principal no retorno das reuniões presenciais da Câmara dos Vereadores de Contagem

Manter a UPA Sede aberta e realizando o atendimento de urgência e emergência. Essa foi a linha adotada pelos vereadores em suas participações na reunião plenária da Câmara.

Os vereadores Alex Chiodi (SD) e Rubens Campos (PSB) iniciaram os debates em tom de crítica às ações e condução da situação por parte da Prefeitura. Segundo os parlamentares, a hipótese de fechamento da unidade de saúde não se justifica e prejudicaria muito a população da região central de cidade. Segundo eles, são mais de cem bairros atendidos pela unidade e que o fechamento da unidade seria um absurdo.

Segundo Alex Chiodi, a população compreendeu a urgência da pandemia de Covid-19 e aceitou que a unidade tivesse sua atividade desviada para suprir as necessidades do momento. Mas que o interrompimento permanente das atividades na UPA é um absurdo inaceitável.

Para Chiodi, a transformação da unidade em suporte ao Hospital Municipal, conforme nota da prefeitura, é uma contradição. “Para isso teria até que mudar de nome e deixar de receber recursos que são enviados para manter esse espaço de atendimento aberto à população”, disse. O vereador lembrou que a unidade é uma UPA, ou seja, uma Unidade de Pronto-Atendimento, e não pode ser descaracterizada.

Rubens Campos que também apresentou requerimento para esclarecimentos e manutenção da UPA Sede, testemunhou dizendo que já utilizou os serviços da unidade e que não se pode permitir que um equipamento tão importante seja fechado para a população.

Para os vereadores, as necessidades específicas da pandemia de Covid devem ser supridas com o uso do hospital de campanha montado no Hospital Santa Helena. Para o restante de Contagem necessita de leitos e atendimento especializad, e o fechamento da UPA só prejudicaria a saúde no município.

Insistência em fechar a UPA

Vários vereadores questionaram a insistência de alguns governos em fechar a UPA da Sede e pediram esclarecimentos para esta situação. Alguns lembraram que o governo municipal tem como projeto a criação de mais UPAs na cidade e que nada justifica abrir novas unidades e fechar as antigas.

Base fraca

O vereador Wellington Ortopedista disse que não tem como defender a forma como o governo tratou a situação. Para ele faltou clareza no processo. Para ele, o governo tinha que ter mais diálogo e transparência nesse processo. O vereador ainda disse que, se a unidade fosse fechada, “não acredita em um retorno depois da pandemia”, como foi prometido pela prefeitura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s