A prefeitura permitiu o retorno das atividades de casa de festas e feiras livres a partir desta semana. Mas regras especiais terão que ser seguidas para prevenção do Covid-19. Entre as feiras que devem voltar neste fim de semana estão a feira do Eldorado e do Bairro Amazonas.
Nas feiras livres ficou proibido o uso de provadores de roupa e a obrigatoriedade de máscara, protetor facial para feirantes e álcool em gel em todas as barracas.
Além disso também são obrigatórios:
- pelo menos 2 metros entre as barracas;
- envolver maquininha de cartão com filme plástico e fazer limpeza frequente;
- demarcar lugares em filas, inclusive com marcação no chão;
Também ficaram proibidas a apresentação de música ao vivo, apresentações teatrais, dança, projeção de imagens ou qualquer outra atividade que possa promover a aglomeração de pessoas.
ÁREAS DE ALIMENTAÇÃO
As áreas de alimentação das feiras estão permitidas a funcionar, mas com recomendações especiais.
Cada mesa pode ter no máximo 4 pessoas. As mesas deve estar dispostas com pelo menos 2 metros de distância entre uma e outra. Também estão proibidos o uso de saleiros, molhos, sachês de tempeiros e outras coisas que podem promover a disseminação do vírus através do contato entre pessoas contaminadas.
A norma ainda reforça a necessidade de rigor nas regras sanitárias para preparação dos alimentos, obriga a demarcação de lugares em fila com dois metros de distância entre cada um e obriga o uso constante de máscaras, inclusive por clientes, que só podem tira-las para comer ou beber.
BUFFETS E CASAS DE FESTAS
As regras que valem para buffets e casas de festas são semelhantes às das feiras livres. Obrigatoriedade de distância de dois metros entre as mesas e ocupação máxima de quatro pessoas por mesa. Além disso tem a obrigação de uso de máscaras e a oferta de álcool em gel.
A novidade ficou na proibição de permanência nesses locais de pessoas com 60 anos ou mais, gestantes ou portadoras de doenças crônicas.
Nas casas de festas poderá ocorrer a realização de apresentações artísticas, desde que o palco e a plateia sejam separados por acrílico.
A norma publicada pela prefeitura também determina que a lotação máxima será de uma pessoa a cada 4 metros quadrados (1/4m²).
A fiscalização, tanto de feiras quanto das casas de festas, ficará a cargo da Guarda Municipal, Vigilância Sanitária e fiscais da prefeitura.
Para conhecer todas as regras, CLIQUE AQUI.
foto: divulgação prefeitura de Contagem
Categorias:Contagem