Contagem

Marília Campos tem 50% dos votos válidos e Doutor Wellington, segundo lugar, teria 5%, segundo pesquisa DataTempo/Quaest

A candidata petista em Contagem, ex-prefeita Marília Campos, ganharia a eleição em primeiro turno, segundo nova pesquisa realizada pelo DataTempo/Quaest e divulgada pelo Jornal Tempo nesta terça-feira. Segundo o instituto, a intenção de voto em Marília Campos é maior do que a de todos os outros candidatos juntos.

Descontado os votos Brancos e Nulos, que não são considerados válidos, Marília Campos tem 50% dos votos, aproximadamente. O segundo melhor colocado é Doutor Wellington, com 5% das intenções, considerando apenas os votos válidos.

Marília Campos é a candidata que apresentou maior rejeição, 12%. Mas esse número é menor do que o indicado em pesquisa divulgada semana passa pelo RealTime BigData/TV Record. A rejeição da petista era de 17% e hoje foi registrada em 12%.

De acordo com a reportagem do Jornal O Tempo, atrás dela, cinco candidatos são rejeitados por 4% do eleitorado cada. São eles: Professor Irineu, Maria Lucia Guedes, Ivayr Soalheiro, Coronel Fiuza e Alfredo. Possuem rejeição de 3% os candidatos Kaka Menezes e Doutor Wellington. Com 2% de rejeição estão Wellington Silveira, Sebastião Pessoa, Márcio Bernardino, Lindomar Gomes e Dulce. Já Rosa & Stella, Felipe Saliba e Alvear Saraiva são rejeitados por 1% dos eleitores cada.

Essa é a primeira pesquisa pública de intenções de votos realizada em Contagem após o registro das candidaturas. A Pesquisa Datatempo/Quaest ouviu 850 pessoas entre os dias 1º e 3 de outubro. A margem de erro é de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Registro no TSE: MG-03182/2020.

Para ter acesso a pesquisa tal como divulgada pelo jornal O Tempo, clique aqui.

MINA DE VOTOS

Ao todo, 20% dos entrevistados pelo instituto ainda não sabem em quem votar. Portanto, a tarefa de todos os candidatos é ir atrás desses eleitores.

Não se trata de indecisão por rejeição. Entre os ouvidos, apenas 6% dizem que não votam em nenhum e tem rejeição por todos. O desafio é entender porquê eles ainda não escolheram. Pode ser simplesmente por desconhecer os candidatos e, se assim for, com o decorrer da campanha esse número cairá bastante.

ESTAGNAÇÃO PERIGOSA

Alguns candidatos conhecidos e que apresentaram seus nomes há muito tempo, como Professor Irineu e Ivayr Soalheiro, seguem estagnados com pouca intenção de votos e sem destaque no pleito. Para esses candidatos, a hora de se apresentar como candidato viável ou não é agora.

INFLUENCIADORES

A pesquisa não procurou saber se os ex-presidentes Lula ou Dilma têm alguma influência na eleição de Contagem. Nos últimos pleitos, o apoio dessas personalidades foi importante, negativa ou positivamente, para escolha dos eleitores.

Contudo, a pesquisa mediu a avaliação dos governos Bolsonaro, Zema e Alex de Freitas.

Bolsonaro tem uma avaliação positiva em Contagem de 46%, regular 23% e negativa em 30%. Da mesma forma Zema. O governador é avaliado positivamente por 44%, regular 35%, e negativa em 17%. O apoio direto dos dois pode promover uma radicalização da campanha e decidir quem vai para o segundo turno contra Marília Campos. Mas não é o definidor da eleição.

Já Alex de Freitas aparece novamente com uma avaliação muito negativa e pode prejudicar candidatos apoiados por ele à prefeitura. De acordo com a pesquisa, a gestão atual é considerada ruim ou péssima por 61% dos entrevistados.

Contudo, o prefeito ainda tem uma avaliação de 13% em ótima ou boa e pode eleger alguns vereadores que orbitem o poder municipal.

Pesquisa para prefeitura de Contagem
DataTempo/Quaest
votos
Marília Campos (PT)40%
Wellington Ortopedista (Repub) 4%
Coronel Fiúza (PTC)3%
Wellington Silveira (PL)2%
Alfredo Cardoso (Patri)2%
Ivayr Soalheiro (PDT)2%
Professor Irineu (PSL)2%
Maria Lúcia Guedes (PV)1%
Lindomar Gomes (PMN)1%
Kaka Menezes (Rede)1%
Felipe Saliba (DEM)1%
Alvear Saraiva (Cidad)0%
Dulce (PMB)0%
Sebastião Oliveira (PCO)0%
Márcio Bernardino (Novo)0%
Rosa & Stella (PSOL)0%
Nulos e Brancos21%
Não sabem 20%
registro TSE: MG03182/2020

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s