Cidade

Copasa informa que falta de água em bairros de Contagem é resultado do aumento de consumo no calor

Nos últimos dois meses, têm sido registradas ocorrências de falta de água em diferentes pontos de Contagem, em especial na região de Nova Contagem e em alguns bairros da região do Nacional e do Eldorado. As reclamações foram tantas que fizeram até a Câmara dos vereadores pedir esclarecimentos à empresa.

Em resposta a um questionamento da reportagem do Coluna1, a Copasa disse que as faltas de água na cidade são resultado de um aumento de consumo nesse período de muito calor e clima seco.

A companhia informou que “Contagem é uma das 21 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) abastecida pelo sistema integrado metropolitano, composto pela captação a fio d’água no rio das Velhas e pelas represas do Rio Manso, Serra Azul e Várzea das Flores. Na sexta-feira (08/10), estava com 81,1% da sua capacidade de reservação”, disse em nota.

Portanto, não existe um risco de desabastecimento na cidade e os problemas que ocorrem são resultados de falhas na distribuição. Por isso a empresa diz que “para enfrentar essa intensa onda de calor, associada a uma massa de ar seco, que perdura já há alguns dias, provocando um aumento do consumo de água, a empresa intensificou suas estratégias para minimizar os efeitos do atual cenário”.

A empresa disse também que monitora todos os sistemas locais de distribuição e que em caso de necessidade, pode alimentar os reservatórios de bairros com o uso de caminhões-pipa para reforço do atendimento.

A Copasa diz que problemas de ligações clandestinas, chamados “gatos”, na rede de distribuição podem provocar instabilidades e desestabilizar o sistema de distribuição.

Por fim a empresa disse que investiu na rede de Contagem, em especial em Nova Contagem aumentando em 15% a capacidade de tratamento da Estação de Tratamento de Água – ETA de Várzea das Flores para tentar suprir a alta da demanda e pede a colaboração de todos na economia de água para evitar sobrecargas e desperdícios.

“Neste momento, a colaboração de todos é fundamental. Por isso, é muito importante o engajamento da população no uso consciente e responsável da água”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s