Duas pesquisas já foram liberadas nesse início de semana e pelo menos mais uma deve ser publicada nos próximos dias. Os resultados das pesquisas variam de uma para outra. Em nenhuma delas está claro quem é o segundo colocado. Mas todas indicam a possibilidade de Marília Campos(PT) vencer a eleição ainda no primeiro turno.

Nesta segunda-feira, dia 9, foi divulgada pesquisa realizada pela Axio. Nesta pesquisa Marília Campos está com 51% dos votos. A margem de erro da pesquisa é de 4%. Marília teria entre 55% e 47% dos votos. Com possibilidade de vitória em primeiro turno, segundo a pesquisa.

No domingo, o Jornal O Tempo e o instituto CP2 tinham divulgado outra pesquisa que indicava Marília Campos com 40,9% dos votos totais e com 54% dos votos válidos. Também uma vitória em primeiro turno se considerado apenas os votos válidos.

A diferença que chama a atenção entre as duas pesquisas é o segundo colocado. Há uma inversão de lugares entre Dr. Wellington Ortopedista(Republicanos) e Felipe Saliba(DEM). Na pesquisa mais recente, Saliba está em segundo, com 12%, seguido de Doutor Wellington com com 7,67%.

Na pesquisa do instituto CP2, Doutor Wellington aparece em segundo lugar com 7,4% e Felipe Saliba tem 7,1%. Nesta pesquisa há ainda uma disputa apertada com Professor Irineu(PSL) e Ivayr(PDT). Já na pesquisa atual, os três primeiros candidatos se distanciaram dos demais.

Chama a atenção também a quantidade de indecisos. Na CP2/Tempo, os indecisos estavam em 10,1%. Na pesquisa do Axio, os indecisos são apenas 1,67% e os brancos e nulos 5,17%.

Veja a variação dos principais candidatos nas duas pesquisas diferentes:

Contudo, nas duas pesquisas, Marília Campos ainda tem mais votos do que a soma de todos os outros candidatos.

Na pesquisa da Axio, divulgada ontem, os outros candidatos aparecem com as seguintes pontuações.

Professor Irineu (PSL) tem 3,5% e Ivayr Soalheiro (PDT), 2,67%. Maria Lúcia Guedes (PV) tem 2,5%; Coronel Alvear (Cidadania), 2,5%, e Lindomar Gomes (PMN) tem 2,17%. Márcio Bernardino (Novo) e Kaka Menezes (Rede) estão com 1,83% cada. Na sequência estão Coronel Fiúza, do PTC, com 1,67% e Wellington Silveira, do PL, com 1,17%. Dulce (PMB) e Alfredo (Patriota) estão com 1% cada. Não Sabe/Não Respondeu atingiu 1,67% e Ninguém/Branco e Nulo, 5,17%.

Esta pesquisa, da Axio – Inteligência e Pesquisa, ouviu 600 eleitores de Contagem e está registrada no TRE sob o número MG-08620/2020. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Para ter acesso aos dados completos da pesquisa da CP2/Jornal O Tempo, CLIQUE AQUI.