Política

Eleições começam sem filas e com muita sujeira nas ruas. Atrasos foram pequenos e eleitores têm votado rápido

Muita sujeira nas ruas da cidade. Vários candidatos aproveitaram a última madrugada antes das eleições para despejar propaganda eleitoral nas ruas. Em frente as sessões de votação a sujeira é ainda mais concentrada, mas tem “santinhos” voando por toda cidade.

Não houve filas. Antes das 7h da manhã, algumas sessões, como na Escola Francisco Firmo de Mattos, no Eldorado, tinham fila de eleitores aguardando a abertura das urnas. Mas as filas acabaram logo que os portões foram abertos.

Entre 7h e 10h, a justiça eleitoral estabeleceu preferência para idosos e grupos de risco da Covid-19. Mas todos podem ir votar.

Entre os que chegaram cedo neste domingo, a maioria ouvida pelo Coluna1 já tinha o hábito de ir votar no período da manhã e disseram não ter receios com relação à contaminação por Covid-19 durante a votação.

É o caso de Maria de Fátima e Aldre Jôse, as duas já têm o hábito de comparecer cedo para votar. Elas têm descrença em relação à política, mas não desanimam. “A gente vem mesmo é para cumprir a obrigação, mas tem esperança de que a eleição melhore as coisas. Não podemos perder a fé”, disseram.

O tempo gasto para votação, apesar de todos os cuidados de prevenção à Covid, tem sido pequeno na maioria dos locais de votação. A reportagem passou por sessões no Eldorado, Riacho e Bairro Amazonas e em nenhuma havia fila significativa. Os eleitores entram e saem das sessões sem dificuldades.

Lembrem-se, é necessário levar um documento de identificação com foto, máscaras e a justiça eleitoral pede que cada um leve a própria caneta.

Quem quiser utilizar o aplicativo do título eleitoral digital nos celulares, precisa ter feito a biometria antes. Só será aceito o título eletrônico que tiver foto do eleitor. As fotos só estão disponíveis nos documentos de quem já fez identificação biométrica.

Quem teve febre nos últimos quatorze dias ou teve diagnóstico de Covid-19 não deve ir votar. A justiça pede também que seja respeitado o horário preferencial para idosos e que se evite de levar crianças.

A votação segue até Às 17h.

Categorias:Política

Marcado como:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s