Serviços

Corpo de Bombeiros diz que 24% dos postos de combustíveis não cumprem regras contra incêndio

Operação Alerta Vermelho do Corpo de Bombeiros realizou fiscalização em 1400 postos de combustíveis em Minas Gerais. Desses, aproximadamente 24% não cumpriam as regras básicas de prevenção de incêndio e pânico.

A situação não é novidade e coloca em risco clientes, trabalhadores e pessoas que ficam próximas a estes estabelecimentos. Em abril desse ano um acidente desse tipo ocorreu em Juiz de Fora. Um carro que chegou para abastecer soltou faíscas e deu início ao incêndio que destruiu parte do posto e veículos que estavam no local. Felizmente, nenhuma pessoa se feriu.

Outro acidente em agosto, só que na Rússia, causou uma explosão impressionante. Um tanque começou a pegar fogo. Os bombeiros não conseguiram conter as chamas a tempo e o posto explodiu. Treze pessoas ficaram feridas.

Cultura de autoproteção

A atividade busca estimular a cultura de prevenção e autoproteção, além de promover a segurança contra incêndio e pânico. A Operação Alerta Vermelho mostra que boa parte das edificações de risco tem seguido rigorosamente as normas de segurança, o que torna esses ambientes mais protegidos para a população. 

Já os estabelecimentos irregulares serão acompanhados de perto pelo CBMMG, a fim de que se adequem e compreendam a necessidade de um comportamento preventivo e responsável por um estado mais seguro.

Histórico 

Em 2019, foram realizadas seis etapas da Operação Alerta Vermelho, com 8.509 vistorias em estabelecimentos de todas as regiões de Minas Gerais. Deste total, 3.308 locais estavam regulares e outros 5.320 apresentavam falhas ou estavam irregulares. Estiveram envolvidas 1,2 mil equipes, com cerca de 3,5 mil militares. 

Foram vistoriados hospitais e clínicas, edificações de baixo risco, escolas e pré-escolas, hotéis e assemelhados, postos e centrais de distribuição, além de presídios e centros socioeducativos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s