Contagem

Marília fará poucas mudanças na quantidade de secretarias. Comunicação e Cultura são áreas com alterações na estrutura

CONFIRA O SECRETARIADO DO GOVERNO DE MARÍLIA

Mudanças na estrutura administrativa serão feitas pela prefeita eleita, Marília Campos. Mas a quantidade de Secretarias Municipais na Prefeitura deve continuar a mesma. A expectativa é que o governo de Marília Campos comece com 22 secretarias, estrutura parecida com a atual.

O governo de Alex de Freitas encerra suas atividades com 18 secretarias, mais a Funec e a Transcon.

Entre os órgãos que devem passar por alterações em sua estrutura, está a Secretaria de Comunicação. Atualmente com status de secretaria, a comunicação deve passar a ser uma Subsecretaria vinculada diretamente ao Gabinete da Prefeita. Como consequência, parte das atribuições da pasta deve ser repassada a outras secretarias.

Por outro lado, a área de Cultura, hoje vinculada ao Esporte e Juventude, deve ser transformada em Secretaria independente e receber novas atribuições, inclusive algumas funções que eram da extinta Secretaria de Comunicação.

O tema “cultura” e o abandono do setor cultural em Contagem foi abordado diversas vezes durante a campanha eleitoral e deve receber atenção diferenciada neste início de governo petista.

INDICAÇÃO E NOMES

Marília Campos pretende apresentar os nomes que irão compor seu secretariado apenas na posse, em janeiro. Segundo afirmações dela, será priorizada a experiência e competência para a função.

Durante encontro online com apoiadores e militantes, após a vitória nas eleições, a prefeita pediu paciência a todos. Segundo ela, existem limitações e a composição de governo é algo necessário, mas que deverá ser feito com calma e observando o interesse da cidade.

Os únicos nomes indicados até agora pela prefeita eleita são aqueles que compõem a equipe de transição. Não existe nenhuma vinculação entre equipe de transição e secretários municipais. Mas é claro que esses nomes fazem parte de uma equipe de confiança da prefeita e devem estar entre seus consultores para alguns temas de maior interesse. Por isso, são naturalmente nomes especulados para compor a equipe de secretários e secretárias municipais.

Eduardo Caldeira Penna, por exemplo, é assessor parlamentar de Marília Campos e foi Secretário Municipal de Saúde no último mandato da petista. Ele foi indicado para compor a equipe de transição, é um nome de confiança da prefeita e um dos cotados para assumir a pasta da saúde.

Contudo, é natural que o vereador Doutor Wellington, candidato derrotado na eleição para prefeito, que é médico e atuou na rede municipal da cidade, seja ouvido antes das escolhas referentes a gestão da saúde no município. O apoio dado por ele, por Maria José Chiodi e pelo Partido Republicanos no segundo turno foi importante para a vitória de Marília Campos. Mas não há informação pública ainda sobre como esses grupos de apoio do segundo turno participarão do governo.

Marcos Túlio de Melo é outro nome que está na equipe de transição e deve compor o secretariado petista. Engenheiro, ele já presidiu o CREA Minas e o CONFEA, também foi vice-presidente do Conselho Mundial de Engenharia Civil. Com experiência em cargos de chefia em gestão de projetos e obras, como na Subsecretaria de Projetos de Transporte e Obras Públicas do governo de Minas Gerais, Marcos Túlio deve receber a difícil função de finalizar as obras deixadas no meio do caminho pela atual gestão.

Dalmy Freitas, que foi Secretário de Fazenda durante os governos de Marília Campos, compõe também a equipe de transição e deve retomar o posto nesse novo governo.

Ainda na equipe de transição, André Teixeira deve manter a chefia de gabinete da prefeita, função que ele desempenhou no último governo de Marília e no atual mandato de deputada petista.

Não existe vinculação entre os membros da equipe de transição e os cargos de secretários. Mas é claro que estas pessoas são candidatas óbvias a fazer parte da equipe de assessoria próxima da prefeita. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s