Serão 18 secretarias. As grandes mudanças, conforme antecipado pelo Coluna1, são o fim da secretaria de comunicação e a criação da Secretaria de Cultura, que será comandada pela escritora contagense, Monique Pacheco.

Veja os outros nomes que irão compor o governo:

SECRETARIADO PREFEITURA DE CONTAGEM

GESTÃO MARÍLIA CAMPOS

  • MEIO AMBIENTE

Maria Thereza Camisão Mesquita

Ambientalista com cerca de 20 anos de experiência. Vem atuando na elaboração de planos diretores, leis de uso do solo e execução de políticas públicas para o meio ambiente, com passagem pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano no Município de Contagem e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. É advogada, pós-graduada em Turismo, Hotelaria e Entretenimento pela Fundação Getúlio Vargas e em Políticas Públicas pela Escola do Legislativo da ALMG.

  • PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E MODERNIZAÇÃO

André Teixeira Moreira

Gestor Público, participou da equipe interministerial que desenhou o Programa Bolsa Família. Foi responsável pela sua implementação, ao longo do ano de 2004, ocupando o cargo de Secretário Nacional de Renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Foi Secretário Adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social de Contagem, em 2005, e Chefe de Gabinete da Prefeita, de 2006 a 2012. Ocupou a mesma função no mandato da deputada Marília Campos, de 2015 a 2020.

  • CULTURA

Monique Najara Aparecida Pacheco

Graduada em História (Bacharelado e Licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006). Atualmente é professora efetiva da Prefeitura de Betim. Monique é escritora de livros infantis, contos e poemas, sendo autora de “Meu cabelo não é pro seu governo”, lançado em 2019 na Bienal do livro de Contagem.

  • ADMINISTRAÇÃO

Carlos Frederico Pinto e Netto

Auditor Fiscal efetivo da Prefeitura de Contagem. Economista, está há 14 anos na administração do município, tendo ocupado os cargos de Secretário de Fazenda, Secretário de Administração e Controlador Geral do Município, além de Secretário Adjunto de Receita. Trabalhou por 8 anos na Prefeitura de Juiz de Fora e foi consultor na área de modernização da administração tributária em diversos municípios da Zona da Mata mineira.

  • PREVENÇÃO E SEGURANÇA

Paola Cristina Soares da Silva — Socióloga, Advogada e Especialista em Segurança Pública pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais. Desde 2006 vem atuando na execução de políticas públicas voltadas para a segurança pública, colaborando com a Polícia Militar de Minas Gerais e outros órgãos da Secretaria de Estado de Defesa Social do Estado de Minas Gerais. No Executivo Municipal, foi ouvidora da Guarda Civil Municipal da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

  • FAZENDA

Dalmy Freitas de Carvalho

Graduado em Economia, Administração de Empresas e Contabilidade pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, pós-graduado em Controladoria e mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É servidor público aposentado do município de Contagem, onde exerceu o cargo de Secretário Municipal de Fazenda, no período janeiro de 2009 a fevereiro de 2016. Também foi Secretário Municipal de Fazenda em Ibirité / MG.

  • PROCURADORIA

Sarah Campos

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e é doutoranda em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa, Portugal. Sarah é uma ativista do direito administrativo com atuação em diversas comissões de órgãos como o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, o Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e a Associação Brasileira das Mulheres de Carreiras Jurídicas de Minas Gerais (ABCMCJ-MG). Preside o Instituto de Apoio às Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão do PRUNART/UFMG.

  • CHEFIA DE GABINETE

Douglas Estevão de Miranda

É formado em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerias, especialista em Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca – ENSP / FIOCRUZ / MS e especializando em Poder Legislativos e Políticas Públicas pela Escola do Legislativo Mineiro. Douglas tem ampla experiência na área pública, com passagens pelo Ministério da Saúde e na Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania de Minas Gerais. Na Prefeitura Municipal de Contagem foi diretor do Orçamento Participativo.

  • EDUCAÇÃO / FUNEC

Telma Fernanda Ribeiro

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais; mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e doutora em Arqueologia pela UTAD – Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal (2013). Foi presidenta da Fundação de Ensino de Contagem (Funec). Atuou como professora na Rede Estadual de Minas Gerais, nas redes Municipais de Betim, e Contagem e no Centro Universitário Newton Paiva. Atualmente é professora aposentada nas redes pública e privada de ensino.

  • SAÚDE

Fabrício Henrique dos Santos Simões

Graduado em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), especialista em Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Economia da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (CPES/UNIFESP). Fabrício também é mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi Secretário Municipal de Saúde de Pedro Leopoldo-MG.

  • DESENVOLVIMENTO SOCIAL, SEGURANÇA ALIMENTAR E AGROECOLOGIA

Viviane França

Advogada, mestre em Direito Público pela PUC Minas e Especialista em Ciências Penais. Viviane vem atuando como professora e pesquisadora em faculdades de Minas Gerais, e como servidora pública com passagens pela Secretaria de Estado da Fazenda de MG, pela Procuradoria da Prefeitura de Betim, pela Conparq, em Contagem, onde foi vice-Presidenta; pela Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Contagem e pela Câmara Municipal de Contagem.

  • DESENVOLVIMENTO URBANO E HABITAÇÃO

Isnard Monteiro Horta

Engenheiro Civil e especialista em Engenharia Sanitária. Atua na área de saneamento, meio ambiente, planejamento urbano, com passagens pela iniciativa privada e pela área pública. Trabalhou para a Fundação João Pinheiro, Plambel, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Prefeitura Municipal de Betim e Governo do Estado de Minas Gerais. Em Contagem, foi Coordenador técnico pelo Município no Programa de Saneamento Ambiental das Bacias do Arrudas e Onça da RMBH (Prosan) e Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano.

  • CONTROLADORIA E TRANSPARÊNCIA PÚBLICA

Jaime Nápoles Villela

Bacharel em Direito e Mestre em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Minas Gerais. É Procurador do Estado de Minas Gerais desde 2003 e, atualmente, ocupa o cargo de Corregedor da Advocacia-Geral de Minas Gerais. Foi Advogado-Geral do Município de Barbacena e também atua como professor na Escola de Governo Paulo Neves de Carvalho, da Fundação João Pinheiro, entre outras instituições.

  • DIREITOS E CIDADANIA

Marcelo Lino da Silva

Graduado em Filosofia pela PUC Minas e pós-graduado em Educação inclusiva pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Marcelo tem um longo compromisso com a luta pela inclusão social em Contagem, atuando com a execução de políticas públicas para o setor desde 2001. Foi presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência; Secretário Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e professor no ensino médio na rede pública do Estado de MG.

  • OBRAS / TRANSCON

Marcos Túlio de Melo

Engenheiro Civil e especialista em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral/PUC – MG. Ocupou os cargos de Presidente do CREA – MG, do Confea – Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia e foi vice-presidente do Conselho Mundial de Engenharia Civil. Na área pública, atuou junto à Secretaria de Transportes e Obras Públicas do Estado de Minas Gerais e à Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

  • GOVERNO

Pedro Amaral de Aguiar Gama

Ativista social, tem atuado na assessoria ao trabalho legislativo na Câmara dos Vereadores de Contagem e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Presidente no Partido Comunista do Brasil, seção Contagem, desde 2013. Cursa o Bacharelado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

  • DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO / TRABALHO E RENDA

René Mendes Vilela

Quadro político com ampla experiência na elaboração de políticas públicas para o desenvolvimento econômico, desenvolvimento urbano, inovação tecnológica, entre outras áreas. René possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais e especialização em Sociologia e Meio Ambiente pela mesma instituição. Vem atuando como pesquisador, professor e servidor público com passagens pelo Governo Federal, pelo governo do Estado de Minas Gerais e nas prefeituras de Belo Horizonte e Contagem.

  • ESPORTE E LAZER

Rubens Macedo Gomes

É bacharel em Direito, formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com pós-graduação em Direito Público pela Fumec. Rubens vem de uma extensa militância Social construída no Movimento Estudantil, ainda no secundário e entidades de representação de classe. Foi Superintendente de Atenção à Saúde na Secretaria Municipal de Saúde de Contagem e atuou no Procon municipal.