saude

Fomos às ruas de Contagem para saber, se a população vai tomar a vacina? Sim, não ou talvez? Veja o que as pessoas responderam

A reportagem do Coluna foi até o coração do comércio de Contagem, no bairro Eldorado para ouvir a opinião das pessoas. Foram ouvidas 108 pessoas. Entre os entrevistados no levantamento, 72 pessoas disseram que tomariam a vacina imediatamente, assim que ela estiver liberada.

Outras 24 pessoas disseram que talvez tomem, mas devem aguardar um pouco mais. Outras 12 pessoas falaram que não vão tomar.

Entre os que responderam sim, a maioria afirmou que é necessário controlar a pandemia e querem tomar a vacina rapidamente.

Entre os que responderam talvez, a maior parte suspeita ainda da qualidade da vacina e dos efeitos que ela pode provocar. Entre os 24 entrevistados, foi unânime que irão tomar quando tiverem mais certezas sobre a vacina.

Dos que responderam não, a maior parte também optou por esta opção em razão de suspeitas sobre efeitos colaterais. Nenhum dos ouvidos afirmou que não tomará a vacina de forma alguma, apenas disseram que não irão tomar a vacina agora. Um dos ouvidos falou que só irá tomar vacina de outros fabricantes e se nega a tomar a vacina fabricada pelo laboratório chinês.

APROVAÇÃO

Ontem a tarde a Anvisa, Agência de Vigilância Sanitária aprovou o uso emergencial das vacinas para conter a emergência provocada pela pandemia. Contudo, outros documentos e testes ainda são exigidos para a aprovação definitiva das vacinas.

A Agência segue no Brasil os procedimentos que já foram adotados em outros países. Segundo a Anvisa, todos os testes de segurança e eficácia foram feitos e a vacina não é um risco para nenhum brasileiro. Segundo o diretor presidente da Agência, Antônio Barras Torres, o tempo gasto para a liberação das vacinas, maior do que em outros países, é justamente para garantir a segurança da população. Segundo ele, “o tempo gasto para aprovação foi o necessário e correto para a aprovação”. “as vacinas são seguras e a população deve se vacinar”, salientou ainda.

Ontem o governador de São Paulo, João Doria, resolveu adiantar o plano nacional de vacinação e antecipou a aplicação de doses da vacina no Estado.

Em resposta, o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que o início da vacinação, previsto para quarta-feira, foi antecipado para esta segunda-feira.

Inicialmente, não há doses de vacinas disponível para atender a todos. Portanto, apenas os grupos prioritários receberão aplicação de doses. Não há previsão ainda de quando haverá vacinas suficientes para toda a população.

As vacinas aprovadas foram do instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac, e a da Fiocruz em parceria com a universidade de Oxford e o laboratório Astrazeneca, da Inglaterra.

As doses da vacina de Oxford serão importadas da Índia, mas não há previsão para envio. Em relação a outra vacina, produzida no Butantan, já existem 6 milhões de doses. São essas doses da vacina Coronavac que serão utilizadas neste início de vacinação.

Das doses disponíveis, a previsão é que Minas Gerais receba 577 mil doses. Segundo o governador Zema, a aplicação destas doses começa hoje e elas serão distribuídas para todas as cidades do Estado.

NOTA DA PREFEITURA

PREFEITURA FALA DE VACINAÇÃO EM CONTAGEM. “As vacinas contra a Covid-19 chegaram hoje (18) em Minas Gerais e, assim que chegarem em Contagem, iniciaremos o processo de imunização da população. Seguiremos o Plano Nacional de Imunização, dando prioridade aos servidores da saúde que atuam na linha de frente de combate à Covid-19 e, em seguida, aos demais servidores da saúde, idosos e grupos de risco.” afirma a prefeita Marília Campos.


A cidade de Contagem tem 300 mil seringas em estoque, para essa primeira etapa da vacinação. Além disso, há equipes preparadas para aplicar a vacina em todas as regiões do município, distribuídas em 55 salas de vacinação.

Categorias:saude

Marcado como:, , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s