Contagem

Prefeitura intensifica a fiscalização nos estabelecimentos comerciais. Foram 36 ações especiais de fiscalização na sexta e sábado

Com a implantação da Patrulha Pacto pela Vida, composta pela Guarda Civil de Contagem (CCG), Transcon, fiscais de posturas, do Meio Ambiente e da Vigilância Sanitária e a Polícia Militar (PM), o número de denúncias referentes à Covid-19 foi reduzido. Antes, as chamadas pelo número 153 eram de 100 por fim de semana. Agora, passou para 20. É o que explica o comandante da Guarda Civil de Contagem, Levi Sampaio. Segundo ele, em algumas ocorrências foram realizadas apenas orientações aos estabelecimentos para o cumprimento das normas.

A Patrulha Pacto pela Vida intensificou a fiscalização nesta sexta-feira (15) e sábado (16). As vistorias foram realizadas nos estabelecimentos comerciais que já estavam reincidentes e que apresentavam resistência ao cumprimento às medidas sanitárias de enfrentamento ao novo coronavírus.

No total, foram fiscalizados 36 pontos, destes, apenas sete foram fechados. Um deles estava com mais de 300 pessoas e apresentava outras  irregularidades. Os demais comércios foram orientados para a adesão à Campanha “Pacto Pela Vida” e, alguns outros, autuados por irregularidades, com a aplicação de multa e penalidades.

O comandante da Guarda Civil de Contagem, Levi Sampaio, destaca que o diálogo realizado pela prefeita Marília Campos com os diversos segmentos foi importante. “Pelo balanço que fizemos até agora, este fim de semana está sendo muito tranqüilo em comparação aos meses anteriores”, frisou.

A operação cumpre as determinações do Decreto 004/21, publicado pela Prefeitura de Contagem, na última terça-feira (12), que visa orientar o cidadão e os estabelecimentos comerciais para evitar a propagação da Covid-19 no município e, desta forma, diminuir a infecção pelo vírus.

O regulamento permite que bares e restaurantes funcionem, de quinta-feira a domingo, com o consumo de bebidas alcoólicas no local, desde que os estabelecimentos cumpram as normas sanitárias. Os restaurantes podem funcionar também de segunda-feira a quarta-feira, até as 15h, sem o consumo de bebidas alcoólicas, mas se quiserem podem comercializar o produto.

Para que as atividades produtivas do município continuem com as portas abertas, a prefeita Marília Campos, se reuniu, na semana passada, com representantes dos segmentos e lideranças do município e acordou, com eles, o cumprimento dos protocolos. Também foi lançada a Campanha “Pacto pela Vida”, que tem o objetivo de conscientizar as atividades comerciais para o combate a pandemia e a adesão às novas regras impostas pelo Decreto 004/21.

As diretrizes sanitárias preveem o uso de máscaras pelos proprietários, funcionários e clientes; higienização das mãos com álcool (70%) e distanciamento. Além disso, os clientes só podem ser servidos sentados. Não é permitida a aglomeração de pessoas. “Fizemos um combinado com a atividade econômica. As pessoas precisam do emprego e do salário para garantir a sobrevivência das suas famílias. E as empresas e os comércios nos garantiram que vão ajudar no processo de fiscalização para o cumprimento das normas sanitárias. Na questão do comércio, eles vão ser os responsáveis pelo controle da ocupação dos estabelecimentos e das diretrizes de higienização”, ressaltou Marília Campos.

informações e imagem: Cristiane Oliveira/Secom

Categorias:Contagem

Marcado como:, ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s