Contagem

Prefeitura ainda não sabe quando Terminal Petrolândia será utilizado e reaberto para a população

Em agosto do ano passado a prefeitura colocou para funcionar o Terminal Petrolândia. A obra seria o início do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM). Porém, a inauguração no dia do aniversário de Contagem acabou virando um “presente de grego”.

Com apenas onze dias de funcionamento e sob muitas críticas, o terminal foi fechado e as alterações nas linhas foram desfeitas. Desde então, a situação do terminal é incerta. Não há ninguém no local e não há previsão de quando ou como o Terminal irá funcionar.

Questionada, a Transcon respondeu apenas que “o Terminal Petrolândia funcionará em conjunto com os demais terminais. Ou seja, a operação do terminal continuará suspensa”, disseram.

Apesar de parado, o local está recebendo manutenção e cuidados. Porém, segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, esta manutenção não gera custo para o município. “Os gastos com manutenção e proteção da estrutura estão sob responsabilidade do consórcio que venceu a licitação do novo sistema de transporte coletivo municipal”, informou a prefeitura.

Segundo apurado, pelo menos no momento, a prefeitura não deve dar nenhuma outra destinação ao terminal, que está pronto, e o manterá fechado aguardando definições em relação às obras do SIM.

Para a população faz falta. A previsão era atender 380 mil passageiros por mês. A obra foi criada com o objetivo de agilizar o transporte e a integração com outras regiões da cidade. Contudo, na época da inauguração, a substituição de linhas e a pouca quantidade de veículos resultou em muitas críticas da população. Espera-se agora uma solução capaz de modernizar e ampliar o uso da estação sem prejudicar os usuários do sistema de transporte já estabelecido e utilizado pelos moradores da região.

Obras do SIM

Sobre o andamento das intervenções para criação do SIM, a prefeitura informou que “as obras estão em execução e todas são prioridades”.

A Transcon informou ainda que a prefeitura tem trabalhado para a entrega das obras dentro do cronograma definido, mas não informou qual é o cronograma. No site criado para dar publicidade ao projeto, não existe previsão de término de cada obra ou indicação do andamento de execução de cada intervenção.

Para realização das obras de mobilidade em Contagem e criação do SIM a prefeitura buscou recursos do PAC e assinou, durante o governo de Alex de Freitas, um contrato de 51,3 milhões de dólares junto à CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina.

O Projeto SIM inclui a construção de cinco terminais (Petrolândia, Sede, Darcy Ribeiro, Ressaca e Eldorado), além de intervenções e melhorias necessárias a conclusão do projeto.

Dos cinco terminais previstos, apenas o Petrolândia e a Estação do Metrô Eldorado (que será qualificada para servir de terminal) estão prontos; os demais ainda estão por fazer.

Andando pela cidade é possível perceber que algumas obras estão em trabalho pleno, como as estações de transferência na Avenida João César de Oliveira. Outras, no entanto, como o viaduto do Beatriz, estão paradas.

Há ainda aquelas obras previstas no SIM, como as trincheiras sob a BR-381, no LEMP (inconfidentes) e na Avenida Firmo de Matos, que não tem nenhum sinal de que serão iniciadas algum dia.

Em visita a algumas dessas obras, a Prefeita Marília garantiu a continuidade e cobrou a retomada dos trabalhos nos locais onde eles estão parados.

Em relação às obras do viaduto do Beatriz(Av. João César com Via Expressa), por exemplo, a Transcon afirmou que já tomou as medidas cabíveis para retomada, notificação e multa a empresa que, segundo informações da prefeitura, paralisou essa obra de maneira unilateral.

A obra no complexo do Beatriz custa R$ 15.507.066,90 e é financiada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Esta obra permanece parada.

“O nosso compromisso é concluir as obras. Por isso, neste momento, estamos fazendo um grande esforço com o propósito de retomar as que estão paradas e dar celeridade àquelas em andamento”, destacou a prefeita durante visitas às obras.

Categorias:Contagem

Marcado como:, , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s