O IGH – Instituto de Gestão e Humanização é a empresa responsável por gerir o Hospital Municipal, a Maternidade e as UPAs de Contagem. A empresa confirmou que existem atrasos em pagamentos de trabalhadores contratados como Pessoas Jurídicas (PJ), mas disse que muitas vezes esse atraso é responsabilidade dos próprios profissionais.

“Vale ressaltar que esses valores encontram-se em aberto, muitas vezes alheios a operacionalização do IGH, inclusive por pendências dos próprios prestadores (médicos e funcionários). O saldo remanescente dos meses que se encontram em aberto serão quitados. Salientamos que os prestadores de serviços só poderão receber com a documentação em dia e as devidas notas encaminhadas”, afirmou o IGH.

O IGH disse que irá quitar todos os valores e que já informou à prefeitura como serão feitas estas quitações.

O posicionamento da empresa vem após denúncias nas redes sociais que envolviam reclamações relativas ao atraso de salários de profissionais do Hospital Municipal em plena pandemia.

Apesar de não negar o atraso denunciado nas redes sociais, o IGH disse que preza pela transparência e que divulgou a nota para evitar a propagação de “fake news” em mídias sociais e grupos de comunicação. A organização ainda se colocou à disposição para qualquer esclarecimento e disse que as informações do contrato em Contagem são públicas e estão disponíveis NO SITE DO IGH.

ENTENDA A SITUAÇÃO

A prefeitura paga para a empresa e ela faz a contratação de pessoal e administra as unidades de saúde. Na última semana surgiram reclamações e denúncias de falta de materiais e atrasos de salários de profissionais de saúde do município.

A prefeitura informou então que realizou todos os pagamentos em dia para o IGH e que não haveria razão para o atraso no pagamento de funcionários.

Por esta razão, foi realizada reunião na última quarta-feira (20/1), entre a prefeita Marília Campos, o secretário de Saúde, Fabrício Simões com os gestores do IGH, quando foi cobrada a regularização da situação dos atrasos, o mais rápido possível, além de conduzirem o atendimento com melhorias.

A gestão da empresa se comprometeu a regularizar a prestação de serviços, os pagamentos dos médicos e as demais pendências.