Saúde

Estudos reforçam a ideia de que Coronavírus surgiu em morcegos na Ásia

Estudos publicados hoje confirmam que vírus muito parecidos com o Sars-Cov-2, causador do Covid, foram encontrados em morcegos presentes na Tailândia e em outras regiões asiáticas. Isso reforça a tese divulgada no início da pandemia, que indicava que os primeiros contágios poderiam ter ocorrido no contato entre humanos e morcegos.

O estudo foi publicado nesta terça-feira (9/2) no periódico científico Nature Communications. A repercussão do caso foi feita em reportagem publicada pela BBC de Londres.

A publicação do estudo coincide com a declaração da OMS, que informou que uma comissão da entidade visitou Wuhan, berço da pandemia na China, e após investigações descartou a hipótese de que o vírus tenha “vazado” de um laboratório na cidade. Ainda segundo a OMS, as investigações mais recentes indicam que o vírus circulou por outras regiões antes dos registros em humanos realizados na China.

No artigo, os pesquisadores admitem que o local analisado (regiões da Tailândia) e o tamanho da amostra eram limitados.

Mesmo assim, eles se mostram confiantes de que coronavírus “com alto grau de relação genética com Sars-CoV-2 estão amplamente presentes em morcegos de muitos países e regiões da Ásia”.

Estudos anteriores sugeriram que o Sars-CoV-2 surgiu em um animal, provavelmente nos morcegos, antes de se espalhar para os seres humanos. Essa também é a percepção de uma missão investigativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), recém-concluída em Wuhan.

Na pesquisa publicada na Nature Communications, uma equipe liderada pelo cientista Lin-Fa Wang, da Universidade de Singapura, detectou um parente próximo do Sars-CoV-2 em morcegos-ferradura mantidos em uma caverna artificial em um santuário de vida selvagem na Tailândia.

O vírus isolado, denominado RacCS203, tem um código genético parecido ao do Sars-CoV-2. Ele apresenta uma similaridade de 91,5% na comparação entre os genomas.

Categorias:Saúde

Marcado como:, ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s