Saúde

Impotência sexual provocada pela Covid-19. Professor da UFMG explica

Ainda que identificada inicialmente como uma enfermidade respiratória, sabe-se hoje que a covid-19 é uma doença sistêmica que compromete diversos órgãos. Além do pulmão, a infecção pelo Sars-CoV-2 pode afetar também os sistemas cardiovascular e neurológico, além de causar danos ao fígado, aos rins, ao trato gastrointestinal e até mesmo à pele. 

Pesquisadores em todo o mundo ainda investigam as implicações do novo coronavírus no organismo, e um desses estudos alerta para possível sequela na saúde sexual masculina. Cientistas italianos e norte-americanos publicaram, em meados do ano passado, um artigo que relaciona as condições implicadas na disfunção erétil e em alterações da saúde sexual e reprodutiva dos homens com o quadro de sintomas da covid-19, sobretudo em pacientes com desfecho grave da doença.

Vasos sanguíneos e endotélio
Em vídeo enviado à TV UFMG, o urologista e professor da Faculdade de Medicina da UFMG Augusto Barbosa Reis comenta as conclusões do artigo. A inflamação iniciada no pulmão pode comprometer os vasos sanguíneos, levar à sua obstrução e causar a formação de coágulos, provocando um quadro conhecido como coagulação intravascular disseminada, que dificulta a oxigenação no tecido pulmonar e no aparelho cardiovascular. 

O professor explica ainda que o comprometimento do endotélio, tecido responsável por regular a contração e o relaxamento dos vasos sanguíneos, também tem consequências diretas na função erétil, já que a disfunção ocorre quando o fluxo sanguíneo no pênis é afetado. O artigo também indica a baixa oxigenação sanguínea causada pelo desenvolvimento de fibroses pulmonares, o desequilíbrio dos níveis de testosterona e o estresse psicológico como fatores que associam o Sars-CoV-2 à impotência masculina.

Categorias:Saúde

Marcado como:, , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s