Política

Grande quantidade de indicações marcam o início de trabalho dos novos vereadores em Contagem

A grande quantidade de indicações e pedidos dos vereadores chama a atenção de quem acompanha a política da cidade. Esse ano, em menos de dois meses, foram apresentadas 614 indicações para a prefeitura.

Em 2020, a Câmara encerrou o ano com aproximadamente 3000 indicações. Esse ano, seguindo o mesmo ritmo, os vereadores chegarão em quase 5000 indicações.

É normal que um início de mandato tenha mais ação dos vereadores, que acabaram de ser eleitos e trazem demandas urgentes de suas regiões. Mas mesmo quando comparamos períodos iguais, do início de mandato desta legislatura com a anterior, é possível identificar um aumento. Entre o dia 1 de janeiro e o dia 16 de fevereiro de 2017, foram 162 indicações, menos da metade do que foi apresentado até agora nesta legislatura.

As indicações são, geralmente, pedidos de capina, limpeza, operação tapa-buraco, uma obra específica ou um pedido de ação da prefeitura, como por exemplo, a inclusão dos funcionários de funerárias e cemitérios na lista dos grupos prioritários para vacinação contra Covid-19.

A grande quantidade de indicações mostra que existem várias demandas reprimidas na cidade, ou seja, a população de Contagem necessita de várias intervenções e ações urgentes da prefeitura. Mas, ao mesmo tempo, mostra a necessidade priorização e diálogos, inicialmente entre os vereadores e, depois, entre eles e a Prefeitura.

Dificilmente a administração municipal conseguirá realizar tapa-buraco e capina em todas as ruas e bairros já solicitados entre uma semana e outra. Muitos dessas solicitações são formas que os vereadores têm de mostrar para suas bases que eles estão trabalhando. Mas dificilmente serão atendidos no prazo que a população imagina, pois não existe pessoal, recursos ou tempo para conseguir atender a todos tão rapidamente. No fim, são os próprios vereadores que correm o risco de perder credibilidade diante da população.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s