Saúde

Contagem tem 9,03% da população já vacinada. 2,22% já receberam as duas doses

De acordo com os últimos dados divulgados pela prefeitura de Contagem, 9,03% da população da cidade já recebeu pelo menos uma dose da vacina. Outros 2,22% receberam as duas doses e estariam com o processo de imunização completo.

A população estimada para Contagem pelo IBGE, em 2020, era de 668.949 habitantes. No levantamento apresentado pela prefeitura na última semana, 60.388 receberam a 1ª dose e outras 14.897 já receberam a 2ª dose.

O processo de vacinação no município seguiu ritmo acelerado, mas estacionou no grupo de idosos com 67 anos ou mais. Essa diminuição na ampliação dos grupos vacinados ocorre pela falta de novas doses.

De acordo com a prefeitura, possui cerca de 37 mil vacinas em estoque. A grande maioria, cerca de 30 mil, são destinadas à aplicação da segunda dose. O restante está em aplicação para os grupos prioritários definidos pelo governo estadual e pelo Plano Nacional de Imunização.

Nesta segunda-feira (12/4) a vacinar também as Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas, em Contagem, contra a Covid-19. O problema é que, neste primeiro momento, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais enviou apenas 160 doses para imunizar esse grupo de forças de segurança, o que representava apenas 6% das 2.541 doses anunciadas para o município.

Diante desse número restrito de doses, a Prefeitura de Contagem optou pela estratégia de fazer a vacinação de modo proporcional entre as categorias.

As vacinas que são entregues já vêm direcionadas pelo Governo de Minas aos públicos e com a definição de dose a ser aplicada. Cabe à Prefeitura garantir a aplicação das doses nas unidades de saúde da rede pública. Por isso, qualquer ampliação depende da entrega pelo estado de número suficiente de doses para cada público alvo.Contagem tem mostrado eficiência e rapidez na aplicação das vacinas para que a população seja imunizada o mais rápido possível. E segue rigorosamente as regras que definem a quantidade de doses para cada grupo e faixa etária.

“Todos esses cálculos, essas estratégias de vacinação, têm que ser muito bem pactuados com a Secretaria de Estado de Saúde, principalmente, para que sempre a gente garanta as duas doses. Quanto mais rápido a gente conseguir avançar na vacinação, quanto mais rápido o Ministério da Saúde nos enviar mais doses, quanto mais rápido a secretaria de Estado nos enviar mais doses, mais rápido conseguimos superar esse momento tão complexo que estamos vivendo”, explica o secretário de Saúde de Contagem, Fabrício Simões.

SEGUNDA DOSE

Desde segunda-feira (12/4), a Prefeitura de Contagem está intensificando a aplicação da segunda dose da Coronavac para o público-alvo que já recebeu a primeira dose.

A antecipação foi possível porque a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais conseguiu entregar a remessa de segunda dose ao município antes do previsto.

De acordo com o secretário de Saúde, Fabrício Simões, a aplicação da segunda dose é essencial para garantir a eficácia da vacina. “Se a pessoa não tomar a segunda dose, é como se ela não tivesse tomado a vacina. Perde-se a proteção do imunizante”, afirmou.

Simões ainda explicou porque o município não pode ampliar a faixa etária da vacinação atualmente. “Não podemos avançar sem a pactuação com o Estado, pois seguimos as deliberações do mesmo. As últimas remessas recebidas por Contagem foram destinadas para a aplicação da segunda dose. Se não seguirmos esta recomendação, corremos o risco de ficar sem essa dose tão importante para completar a cobertura da vacinação contra a covid-19”, explicou.

O calendário e os postos de vacinação estão disponíveis no site da prefeitura.

com informações Secom/PMC

Categorias:Saúde

Marcado como:, , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s