Cidade

Mesmo com índices no vermelho, Contagem reabre todo o comércio neste sábado, mas com regras

Contagem reabrirá o comércio da cidade neste sábado, dia 17/04. Para a maior parte das atividades, a prefeitura determinou apenas alguns limites de horário. Contudo, atividades que promovem maior aglomeração, como escolas, permanecem fechadas.

A decisão de reabertura segue a mudança determinada pelo governo estadual, que retirou a região metropolitana da Onda Roxa e colocou as cidades em Onda Vermelha, que é menos restritiva.

A decisão chega em um momento em que os indicadores da cidade ainda estão no vermelho. No boletim desta sexta-feira, Contagem tinha 90% das UTIs e 87% das enfermarias ocupadas. A velocidade de transmissão não foi divulgado no boletim de hoje, mas até ontem o índice estava em 1,12, nível amarelo, que indica que a o número de contaminados ainda está aumentando.

Com as novas regras, bares, restaurantes, shoppings e o comércio de rua poderão abrir normalmente, de segunda à sábado, apenas com restrições de horário.

O comércio varejista de rua pode funcionar de 9h às 18h. Shoppings, bares, restaurantes, salões de beleza e outros estabelecimentos podem funcionar até às 20h. Nos domingos todos os estabelecimentos devem permanecer fechados.

Igrejas poderão abrir, até às 20h, com taxa de ocupação de 30%, álcool, máscaras e distanciamento.

Se seguir a regra do governo estadual, escolas permanecem fechadas.

O funcionamento das atividades econômicas foi discutido com os segmentos durante dois dias de reuniões entre a prefeita Marília Campos, o vice Ricardo Faria, o secretariado, empresários, representantes de setores religiosos, bares e restaurantes.

“Estamos apostando em uma estratégia de compartilhamento de responsabilidades. O momento da pandemia ainda é grave, não só em Contagem. Nós seguiremos acompanhando os dados epidemiológicos e, em caso de agravamento, não vamos titubear em fechar novamente”, disse a prefeita.

De acordo com a prefeitura, Contagem reabrirá com segurança e em diálogo com os segmentos para garantir a saúde da população. Vale ressaltar que o país ainda atravessa um momento crítico da pandemia.

O decreto com o detalhamento e as mudanças das regras deve ser publicado ainda nesta sexta-feira.

CONFIRA O COMUNICADO OFICIAL DA PREFEITURA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s