educação

Escolas em Contagem não terão autorização para reabrir enquanto não houver melhora da pandemia

Em resposta às cobranças feitas por moradores e proprietários de escolas, a administração municipal esclareceu que esses estabelecimentos só devem reabrir na cidade quando houver melhora nos índices e segurança para todos os envolvidos.

A prefeita Marília disse que “não sou daquelas que diz volta às aulas só com vacina, não. Mas só voltará com segurança. Por enquanto não dá para voltar”, concluiu.

Segundo a Secretária de Educação, Telma Fernanda Ribeiro, a prefeitura não irá repassar para pais e mães a responsabilidade de permitir ou não que os filhos frequentem as escolas. “Nós somos gestores e temos responsabilidades. Nós precisamos de estabilidade nos indicadores e não podemos correr o risco, porque a escola é um lugar de aglomeração. Na educação infantil não há como controlar o uso de máscaras ou evitar os abraços entre os alunos”, disse.

“Reabrir as escolas significa colocar nas ruas quase 200 mil pessoas”, entre alunos e trabalhadores, disse a secretária. “Não faremos o retorno de forma leviana; faremos apenas com segurança”, concluiu.

A Secretária de Educação informou que está licitando 5 mil chips de celulares com acesso à internet para disponibilizar aos professores e possibilitar que eles possam participar da educação à distância sem ter que utilizar os próprios recursos para isso. Segundo Marília Campos, “trabalhamos para que Contagem seja uma cidade digital, estamos garantindo os chips aos educadores e vamos alugar notebooks para ampliar o acesso de professores e alunos”, disse.

Para as escolas particulares, a prefeitura informou que haverá uma reunião amanhã com o sindicato que representa a categoria, mas não há, nesse momento, indicativo que haverá retorno às aulas presenciais nestes estabelecimentos.

Exemplo de Belo Horizonte

Segundo a prefeita Marília Campos, Contagem não está seguindo nenhuma cidade. Segundo ela, existe sim um diálogo metropolitano e a tentativa de estabelecer procedimentos comuns, pois “o vírus não respeita limite de municípios”, disse. Mas não é porque Belo Horizonte permitiu a volta da educação infantil que Contagem seguirá o mesmo caminho.

Repasse às creches conveniadas

A Secretária de Comunicação disse que há autorização e recursos para o pagamento das creches conveniadas, mas que esses repasses só irão acontecer às instituições que estiverem com a prestação de contas e contratos em dia.

1 resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s