Brasil

Whatsapp não vai limitar usuários que se negarem a aderir novas regras de privacidade e dados

A legislação de proteção de dados e privacidade ficou mais rigorosa este ano com a entrada em vigor da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para se adequar, o whatsapp apresentou um novo “termo de uso” e ameaçou usuários que não aderissem ao novo termo.

O novo termo permitia, entre outros, o compartilhamento de informações comerciais de uso com outros aplicativos, sobretudo com o Facebook. Os usuários que se negaram a aderir ao novo “termo de uso” foram ameaçados de sofrer restrições e proibições de uso do aplicativo.

A nova política foi anunciada no início do ano. Ela envolve o repasse ao Facebook, empresa controladora do WhatsApp, de dados das interações com contas comerciais. A nova política entrou em vigor no dia 15 de maio.

Entre as restrições estavam a impossibilidade de acessar a lista de conversas e a suspensão do envio de mensagens e chamadas para o celular algumas semanas depois, caso o usuário não aceitasse a nova política.

Órgãos de controle consideraram que a prática adotada pelo whatsapp estava em desacordo com a legislação e ameaçaram impor restrições ao aplicativo no Brasil.

Diante dos questionamentos, o WhtsApp se comprometeu a adiar a entrada em vigor das limitações por 90 dias. Agora, abandonou este prazo de três meses e abriu mão de impor tais obrigações.

Em nota, a empresa afirmou que, devido à discussão com autoridades regulatórias e especialistas em privacidade, a opção foi por não tornar as limitações obrigatórias.

“Ao invés disso, o WhatsApp continuará lembrando os usuários de tempos em tempos para que eles aceitem a atualização, incluindo quando as pessoas escolhem usar determinadas funcionalidades opcionais, como se comunicar no WhatsApp com uma empresa que esteja recebendo suporte do Facebook”, diz o comunicado da plataforma.

com informações da Agência Brasil

Categorias:Brasil

Marcado como:, ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s