Anúncios
Coluna Café com Pão, um Blog do Coluna1

Misturar o pó de café na água antes de ferver é uma das formas corretas de preparar café. Aliás é uma das formas mais tradicionais. É técnica que tem cheirinho de vovó!

É uma forma correta, mas não é comum. Por isso a dúvida de muitas pessoas.

Na verdade, de acordo com Sindicafe-MG, misturar o café na água tem relação com o tipo de filtro que você está utilizando.

Se você é daqueles que gosta do café à moda antiga, coado no filtro de pano, então misturar o pó na água é a melhor escolha.

Porém, se você é mais moderno e utiliza o filtro de papel, mais comum entre os brasileiros, então você deve colocar o pó no filtro e jogar a água por cima.

Misturar o pó na água deixa o café mais forte

Sim. O pó de café fervido junto com a água, em um método de decocção, tende a resultar em um café mais forte do que o café preparado por infusão, com a água jogada por cima do pó.

Mas é preciso lembrar que existem várias outras variáveis que vão influenciar no gosto do seu café. Algumas óbvias, como a quantidade de pó que você irá utilizar. Outras nem tanto.

Duas características importantes são o tipo de torra e moagem do café. Talvez isso, mais do que o método de coagem, vão ser mais determinantes no gosto final do seu cafezinho de cada dia.

A dica do Blog é: experimente! Faça dos dois jeitos! Utilize o filtro de pano em um dia e o filtro de café no outro. Aliás! Utilize um filtro de manhã e o outro à tarde! Afinal, café nunca é demais!

Como fazer café no coador de pano

Aqui a gente deixa a dica do Sindicafé de Minas Gerais. Vejam aí o passo a passo:

Preparação em Coador de Pano

• Utilize cafés com moagem média.
• Use uma medida padrão para a quantidade de pó. Recomenda-se 70 à 100 gramas de pó para 01 (um) litro de bebida (6 à 8 colheres de sopa cheias). A medida correta deve ser experimentada até encontrar aquela que melhor atenda o seu paladar.
• O ideal é colocar o pó de café em água quente antes de entrar em ebulição (96°C), mexer com colher de pau até fazer um creme na superfície do recipiente.
• Pode-se também colocar o pó de café no coador, umedecendo todo o pó e despejando a água em fio.
• Se desejar um café bem quente, escalde a garrafa térmica ou bule, antes de fazer o café.
• A colher de pau deve ser de uso exclusivo do café. Não utilize a mesma colher em temperos, refogados e outros alimentos.
• Quando novos, os coadores de pano devem ser lavados somente com água.
• Lembre-se, não reaproveite o pó usado.

Pego as dicas! Boa esse toque da colher de pau! Vai ficar com ainda mais gosto de café da roça…