Para marcar a reabertura da Casa da Cultura / Museu Nair Mendes Moreira, a Secretaria de Cultura promove mostras fotográficas dedicadas à Comunidade Quilombola dos Arturos. A exposição reúne objetos, vestuários e instrumentos ritualísticos utilizados nos seus festejos do congado.

Compondo a ocupação do espaço interno do museu, o público poderá conferir as tradicionais pinturas que compõem o acervo próprio que mostra paisagens e referências históricas de Contagem.

Intimidade Azul 

Fotografias de Danilo da Silva Alves

De 17 de agosto a 15 de outubro

A exposição reúne fotografias do ensaio fotográfico feito pelo jovem fotógrafo Danilo Alves, numa imersão no universo particular e intimidade de Mário Braz da Luz, patriarca da Comunidade dos Arturos. 

O objetivo do fotógrafo foi apresentar um outro aspecto da cultura dos Arturos, geralmente associada ao congado e à Folia de Reis, nos seus festejos tradicionais coletivos, trazendo o foco para as pessoas e suas individualidades. 

As imagens mostram um pouco do cotidiano, a  movimentação, o lar, o lugar nos seus aspectos afetivos, materiais e espirituais, a simplicidade profunda do Seu Mário e sua esposa, Dona Dodora, na intimidade do universo familiar.

O projeto da exposição foi contemplado pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem – FMIC, em 2018,  mecanismo de incentivo e fomento à cultura que compõe o grupo de políticas da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Contagem. 

A remontagem da mostra homenageia e reafirma a importância de Mário Braz da Luz e Dona Dodora para a Comunidade dos Arturos e toda a cultura de Contagem. 

O Grande mestre benzedor e patriarca, Seu Mário, o último filho vivo de Arthur Camilo Silvério, faleceu em maio de 2021. A filha, Dona Dodora, faleceu logo depois, ambos foram vítimas da Covid-19. A exposição é uma lembrança comovente da família que retrata a energia, beleza, simplicidade e força dos Arturos.

O fotógrafo e produtor de conteúdo audiovisual, Danilo da Silva  Alves, de 24 anos, tem como base Belo Horizonte / Contagem. O trabalho fotográfico consiste em ir além da imagem, procurando expor o estilo de vida, de forma despretensiosa e representativa com a estética que acredita. Além de eventos também trabalha no meio Fashion, prestando serviços de produção de campanhas e lookbooks voltados para marcas no geral.

Portfolio virtual: https://cargocollective.com/Danilosilva    

Pérolas Negras

Fotografias de Matheus Machado Brandão
De 17 de agosto a 15 de outubro

O ensaio fotográfico com mulheres da Comunidade dos Arturos retrata a beleza singular com ângulos e locações para fotografar as modelos com maquiagens, roupas e adereços que identificam a africanidade, em atitudes de empoderamento, protagonismo e valorização da raça negra e a ancestralidade. 

A exposição mostra uma outra forma de expressão e identificação étnica, orgulho e afirmação de ser mulher e ser negra. O conjunto das fotografias, impressas em tecido, tem suavidade e leveza, ao mesmo tempo que potencializa a beleza das mulheres fotografadas.

Participaram do ensaio fotográfico: Ana Tereza Heredia Luz, Beatriz Aparecida da Luz, Brenda Gabrielle, Cristiane Nascimento,  Ellen Camila, Juliana Rosária da Luz Silva, Marcelly Vitória, Maria Goreth Costa Heredia Luz, Michelle Cristina, Rani Dandara, Stefany Eduarda, Waldilene Paula, Walquiria Júnia da Silva, Lara Manuelly Silva Luz, Thaynna Emanuela Silva Luz, Cássia Cristina, Yasmin Alexia Dias dos Passos. O projeto foi contemplado pelo edital do FMIC 2019.

Matheus Machado Brandão é  fotógrafo profissionalatua em Contagem há 6 anos, e é especialista em fotografar gestantes, recém-nascidos e fotografia documental. É  professor de tratamento de fotografias e edição de vídeo. 

Mateus foi aluno da Fundação Cultural de Contagem – Fundac, participou de diversas exposições e recebeu prêmios por suas fotografias. Nos anos de 2018 e 2019, com o apoio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem, teve suas fotos expostas na Câmara de Vereadores de Contagem, Casa da Cultura e várias escolas da cidade.

Serviço:

Exposições de fotografias da Comunidade dos Arturos
De 17 de agosto a 15 de outubro

Casa da Cultura Nair Mendes Moreira – Museu Histórico de Contagem
Praça Vereador Josias Belém, 01, Centro – Contagem

Fonte: PMC/RobsonMoreira Foto: PMC/JanineMoraes