A Prefeitura de Contagem iniciou neste fim de semana a abertura gradual dos parques ecológicos do município, de acordo com a evolução dos dados epidemiológicos da pandemia. A princípio, a abertura inclui o Parque Ecológico do Eldorado Thiago Rodrigues Ricardo, na região Eldorado, e o Parque Municipal Gentil Diniz, na região Sede. 

Este foi o primeiro fim de semana dos parques abertos no município, após um ano e cinco meses fechados devido à pandemia da Covid-19.  Quem aproveitou para visitar o local foi a prefeita Marília Campos e o vereador Arnaldo de Oliveira, autores do requerimento que criou o Parque Ecológico do Eldorado, em 2004. “Agora que nossos indicadores estão melhorando, começamos a fazer a abertura gradual dos parques, estamos recuperando os espaços, pois eles são importantes locais  de convivência, de encontro para ficar de bem com a vida. É tudo que nós queremos, voltar a frequentar os espaços públicos, mas com segurança”, afirma. 

Na ocasião, além de visitar o local, a prefeita participou de uma aula inaugural do novo núcleo do Programa  “Pratica Contagem”, que a partir de terça-feira (24/8) terá núcleo fixo no parque com aulas as terças e quintas-feiras, das 7h às 8h e das 8h às 9h. 

 O Parque Ecológico Thiago Rodrigues Ricardo funcionará de quinta a domingo, das 8h às 17h, sendo preciso agendamento para a entrada no local (clique aqui). Já o Parque Ecológico Gentil Diniz, de terça a domingo, das 8h às 17h, e não é necessário agendamento. 

 Aproveitando a manhã de sol, a senhora Marlúcia Rosa levou a neta para se divertir no parque. Ela explicou que família da filha mudou para o bairro pouco antes do fechamento do parque no ano passado, e que não conseguiram aproveitar do espaço. “Toda vez que passávamos na porta, minha neta pedia para entrar para brincar. Felizmente as coisas estão melhorando e foi possível a abertura”. 

 Marlúcia declarou que aprovou a reabertura do parque e se sente segura em frequentar o local com a família. “Aqui é um espaço muito grande, aberto e permite que as pessoas no fiquem aglomeradas. E com as medidas adotadas aqui, eu me sinto segura em vir e trazer minha neta para aproveitar e brincar”, finaliza. 

Segundo o assessor da Superintendência de Parques e Jardins, Rafael Gonçalves Mendes, desde quinta-feira (19/8), primeiro dia da abertura dos equipamentos, cerca de 900 pessoas passaram pelo Parque Ecológico do Eldorado. “A população ficou muito feliz com a abertura, estão fazendo o agendamento, vindo e se divertindo. Ontem e hoje todos as 300 vagas disponíveis para agendamento foram esgotadas”, declara. 

 Rafael orienta que a população fique atenta e não deixe para agendar horário em cima da hora. “Os agendamentos estão esgotando muito rápido, superando nossas expectativas. Por isso, é preciso que a população fique de olho para não ficarem sem agendar”, relata. Novas vagas estarão disponíveis para a próxima semana a partir de amanhã (23/8).  

 O vereador Arnaldo de Oliveira comemorou a reabertura do espaço, mas recomendou que as pessoas continuem tomando os cuidados necessários. “É muito bom voltarmos a frequentar essa linda área de preservação aqui no Eldorado, mas para isso é preciso que a comunidade continue a manter os cuidados básicos para que todos possam usufruir e assim vencermos essa pandemia”.

Também estiveram presentes na visita ao Parque do Eldorado o vice-prefeito Ricardo Faria; o secretário de Governo, Pedro Amaral; o subsecretário de Esportes e Lazer, Rubens Macedo;  o assessor do Gabinete da prefeita, Ivanir Corgosinho; representantes da Regional Eldorado e membros do “Pratica Contagem”.

fonte: PMC/Milla Silva, foto: PMC/Luci Sallum