um post compartilhado com cafeleitepao.wordpress.com , um blog do Coluna1
Anúncios

Já ouviu falar de Latte Art ou cofee art? Pois é! É a arte de embelezar o cafezinho transformando cada xícara em uma obra de arte digna de ser apreciada!

Foto por Taha Samet Arslan em Pexels.com

Dizem que a gente come com os olhos e que um bom prato começa pela aparência. É verdade e vale tanto para comida quanto para bebidas! Um bom drink começa pela aparência, seja nos guarda-chuvas e gelos secos esfumaçantes ou nas espumas decoradas do cafezinho.

Acha que é impossível de fazer? Bobagem! Basta ter um pouquinho de coordenação motora e praticar um pouco.

Segredos da Latte Art

Na hora de fazer um desenho no café é preciso observar alguns pontos:

  • O leite precisa estar bem vaporizado, formando um creme denso, mas ainda fluido.
    • Não custa lembrar, quanto mais frio melhor e mais fácil será vaporizar o leite (mais frio não significa leite congelado, mas um tempinho no congelador deve ajudar).
    • O ideal é utilizar algum aparelho ou instrumento, mas existem formas, digamos, mais rudimentares.
    • O leite é uma mistura de água e gordura. Por isso, se você agita-lo bastante ele irá formar uma espuma.
    • Nós faremos um tutorial de como vaporizar o leite em casa, mas se você tiver dúvidas existem alguns métodos no youtube que podem funcionar. Pesquise por exemplo, método Ana Maria Braga para vaporizar leite. Funciona, pode experimentar!
  • O café também precisa ter uma espuma mais espessa. Por isso, para fazer desenhos é recomendável utilizar o café expresso. O café coado, comum de nossas casas, não costuma fazer espuma.
    • Não é impossível fazer desenhos no café simples feito no coador. Mas para isso é preciso ter mais treino. Eu não consegui.
  • É preciso utilizar uma leiteira pequena com um bico ou saída do líquido que permita ter precisão na hora do desenho.

Fazer os desenhos no café consiste em criar uma camada de espuma de leite sobre o café e utilizar o café para desenhar.

Muitos dos desenhos fantásticos que a gente encontra são feitos na realidade com cobertura de chocolate. Para isso, no entanto, é preciso ter um bico fino para aplicar a cobertura e é necessário fazer um espuma de leite bem grossa, quase parecida com “clara em neve”.

Como fazer um coração na espuma do café

Prepare um bom café expresso. Segure a xícara com uma das mãos e tombe levemente, um ângulo de 45°.

Pegue a leiteira com seu leite bem vaporizado e vá despejando devagar, no centro da xícara, fazendo pequenos movimentos.

Você vai reparar que num primeiro momento o leite vai afundar dentro do café e vai parecer que não vai dar para fazer o desenho. É assim mesmo…

Nesse primeiro momento é preciso encher o café com o leite. O leite é mais pesado que o café. Ele irá afundar. Vá diminuindo o a quantidade de leite que você coloca dentro café. Quando você perceber que a camada de espuma de café já está quase rompendo, pare de colocar leite.

Esse é o momento mais delicado! Você deve derramar leite mais uma vez! Dessa vez deve jogar uma quantidade maior de leite, no centro da xícara, e puxar um filete fino para uma das extremidades. Pronto! O seu coração estará desenhado. Pode utilizar um palito para fazer o acabamento.

capuccinoecia.com.br

Quer um vídeo tutorial top de Latte Art feito com calda? Veja esse tutorial feito pela Michelli Rodrigues, do MrBusinessToCoffee.

Se quiser o legítimo Latte Art feito direto com a leiteira, o famoso coraçãozinho, veja esse tutorial do Barista Gabriel Guimarães, da OficinaUnique… o vídeo começa lento, mas compensa! Curte lá!

Anúncios